O Grêmio enfrentou o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, e venceu por 3 a 2. A novidade da partida foi a estreia do técnico Tiago Nunes no Tricolor. Em jogo com atuação abaixo do esperado, o Grêmio fez os três gols entre os 22 e 28 do primeiro tempo, com gols de Diego Souza, Léo Pereira e Vanderson. No segundo tempo, a equipe de Erechim saiu logo para o ataque e marcou dos gols antes dos 10 minutos da etapa final. Em noite de uma defesa apática, o Tricolor sofreu para segurar o ímpeto da equipe amarela e verde, que lutava pela vitória que garantiria a classificação para a semifinais. O técnico tricolor terá até quinta-feira para arrumar a casa e apresentar sua formação ideal. O Grêmio enfrenta o Lanús, na Argentina, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
Inter
Foto: Ricardo Duarte/InternacionalVitória colorada teve gol de Rodinei, que tem seu contrato no fim e deve voltar ao Flamengo
O Colorado jogou no sábado com um time considerado reserva e goleou o Esportivo por 5 a 0, no Beira-Rio. Os gols foram anotados por Zé Gabriel, Nonato, Yuri Alberto, Rodrigo Dourado e Rodinei, que em processo de despedida do Inter, teve atuação de destaque com duas assistências. Antes da semifinal do Gauchão, o Inter tem pela frente o Deportivo Táchira, da Venezuela, na terça-feira, no Beira-Rio. O Colorado precisa vencer para sobrepor a derrota para o Always Ready, na primeira rodada da Libertadores.
Juventude
O time alviverde de Caxias encerrou a primeira fase do Gauchão vencendo o Brasil de Pelotas por 2 a 1 e garantiu a terceira posição, com 17 pontos. Terceira força gaúcha na Série A do Brasileirão em 2021, além do Gauchão, o Juventude só tem a estreia contra o Cuiabá, em 30 de maio, na agenda.
Caxias
Atual vice-campeão gaúcho, o Caxias garantiu a classificação com 17 pontos, após o empate por 1 a 1 com o rebaixado Pelotas, fora de casa. A equipe grená repete a boa campanha de 2020, quando venceu a final do primeiro turno contra o Grêmio e quase ficou com o título, quando perdeu o primeiro jogo e venceu o segundo.
Semifinal terá VAR
A Federação Gaúcha de Futebol anunciou, no domingo, que as semifinais terão a utilização do árbitro de vídeo. O uso da tecnologia estava previsto apenas para os jogos da final, e foi utilizado no clássico Gre-Nal.